terça-feira, 18 de outubro de 2011

projeto história em quadrinhos

Projeto:  História em quadrinhos
Justificativa:
O presente trabalho tem por objetivo m ensinar as crianças lerem as histórias em quadrinhos de maneira lúdica e prazerosa, no sentido de desperta para novas técnicas em relação ao processo de desenvolvimento cognitivo do educando, levando a uma prática produtiva para a vida cotidiana, provocando produção de conhecimento e conceitos consolidados como conhecimento novo.

Objetivo geral:
·         Levar o aluno a conhecer outro tipo de discurso, a história em quadrinhos, ajudando-os também a  distinguir a fala dos personagens da fala do narrador, e fazendo uma interpretação visual.
·          
Des
Desenvolvimento:

Apresentar aos alunos o que são Histórias em Quadrinhos, apresentando exemplos;
• Conversar com o grupo sobre os personagens que conhecem das histórias em quadrinhos e suas características;
• Apresentar as características das histórias em quadrinhos: as onomatopéias, os tipos de balões, cenários, expressões faciais, as características dos personagens,realizando atividades de desenho usando os elementos e reconhecendo nos gibis os mesmo elementos como: a)Histórias em quadrinhos com colagem: Os alunos coletam os mais diversificados tipos de balões, legendas e onomatopéias de histórias em quadrinhos. Os alunos recortam as personagens ou cenas recombinam, compondo de cada vez uma seqüência diferente. Narram a história acrescentando balões para diálogos.
B) Narração - introdução, desenvolvimento e desfecho: A partir da leitura de um trecho de texto, os alunos terminam a história. Podem também ler a introdução e o desfecho e completar o desenvolvimento.
C) Transformar Narração em História em Quadrinhos: Os alunos observam a partir de um texto narrativo criarão uma história em quadrinhos.
D) Texto narrativo-informativo: Os alunos lêem, discutem e fazem pesquisas a respeito de um determinado assunto. Depois produzem seu texto.
E) Leitura: Motivar os alunos para lerem diferentes tipos de quadrinhos, não só aqueles com textos, em sala de aula e na Sala de Tecnologias Educacionais no site da Turma da Mônica .
F) Interpretação: Conversar sobre o que os quadrinhos trazem, o que eles querem dizer?;
G) Produção Textual: Criar revistas em quadrinhos através da linguagem gráfica ou escrita.
• Orientar os alunos na confecção de desenhos para a criação das História em Quadrinhos apresentando dicas, além de apresentar os vídeos sobre as cores nas História em Quadrinhos
Recursos Complementares
- Histórias em quadrinhos variadas;
- Computadores;
- Programa Power Point e Hagaquê (apresentação sobre histórias em quadrinhos);
- Datashow
- internet
- Xerox;
- Papel Ofício.
- lápis, borracha, lápis de cor, canetinha, tesoura e cola.
Avaliação: Será realizada de forma continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário